O poder da oração

Olá galera,
o tema da nossa programação desse domingo(12/04), foi "O poder da oração" e quem quiser fazer o download do Power Point, é só clicar no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/98379271/f244432/O_poder_da_orao.html

qualquer dúvida sobre a programação ou como baixar, mande um email para: uaibam@gmail.com

E sobre a história da igreja e a questão do orar de olhor fechados, Tiago me passou o seguinte texto:
"Ao se estudar a história da Igreja, vamos dividi-la em períodos de 100 anos.

A Igreja nasceu no primeiro século, aproximadamente no ano 30 d.C, no dia de Pentecoste (Atos 2), sob a liderança dos apóstolos do Senhor Jesus Cristo. Os primeiros cristãos eram judeus da Palestina. Depois, a nova fé foi se espalhando tanto entre os judeus que viviam fora da Palestina como os gentios que viviam no Império Romano e até fora dele. No primeiro século, a Igreja alcançou um crescimento extraordinário. Podemos assim chamar o primeiro século da Igreja Apostólica de Século da Expansão.

Com esse crescimento em grandes proporções, a Igreja Apostólica começou a sobre diversos ataque externos, no segundo século começou-se a circular rumor e falsas acusações acerca da fé e prática dos cristãos. Exemplo disso foi:

Rumores Populares
1. Os cristãos se chamavam irmãos e em muitos casos os cristãos diziam estar casados com seus irmãos e irmãs. Com isso a acusação era UNIÕES INCESTUOSAS

2. Os cristãos falavam de comer o corpo de Cristo. Muitos entendiam que os cristãos escondiam um recém nascido dentro de um pão e os iniciados tinham que devora este corpo. A acusação era de CANIBALISMO e MATANÇA

Doutrinas Atacadas
1. Deus é onipotente e está acima de todas as coisas ou é um curioso que se intromete em todos os assuntos até mesmo no que se faz na cozinha. Ataque à NATUREZA DE DEUS

2. Ridicularizavam o nascimento virginal dizendo que Jesus era filho de Maria com um soldado romano. Ataque ao NASCIMENTO VIRGINAL DE CRISTO.


Com esses ataques, levantaram-se cristão que defendiam tantos os ataques externos (os Apologistas - procuravam convencer os líderes do estado que os cristãos nada tinham feito por merecer perseguição. fazendo assim um apelo racional) como os internos (polemista - estes lutaram contra as heresias que começaram a penetrar na Igreja).

Estes são dois exemplos de ataques que os cristãos da Igreja Apostólica sofriam. Como isso, o segundo século fora chamado de século da Oposição/Reação

O terceiro século da Igreja Apostólica foi marcado por perseguições. Desde o Imperado Nero (60 d.C) já havia perseguições, mas não era continua a Constantino. Então, no início do terceiro século com o Imperador Sétimo Severo, a perseguição se expandiu por todo império. A política religiosa por ele imposta foi o sincretismo, e os judeus e cristão se obstinaram em submeter a esta prática religiosa sendo assim perseguidos e massacrados com edito, no ano 202 d.C., que consistia que todo aquele que não adotasse a está prática religiosa poderia sofrer a pena de morte.

Os martírios mais famosos da época são o de Perpétua e Felicidade. Felicidade estava grávida, ao oitavo mês deu à luz, enquanto isso era torturada. Sua tortura final foi ser chifrada por uma vaca e em seguida morreu pela espada.

Outro Imperador que se destacou neste século por perseguir os cristãos e judeus foi Diocleciano, o que esteve a frente da pior perseguição enfrentada pela Igreja Apostólica. Com isso fechamos o terceiro século, chamado o século da Perseguição.

No quarto século, após o Imperador Diocleciano, assumi o Imperador Constantino. Este se converte e começa a apoiar os cristãos que até então eram considerados marginalizados. Dentro no império, a porcentagem de cristãos era de aproximadamente 15%. A conversão de Constantino gera muita discussão. Alguns dizem que foi verdadeira, outros jogada política, mas o fato é que Constantino ajudou em muito a sua estratégia em relação ao cristianismo. Algumas das conseqüências da conversão de Constantino foram:
1. União Igreja-Estado
2. O subsídio da Igreja pelo Estado
3. Alteração da liturgia - surge então os grandes corais na Igreja
4. Interferência Estatal nas decisões teológicas
5. Mudança de IGREJA APOSTÓLICA para IGREJA CATÓLICA IMPERIAL (católica significa universal)

Em suma, esse é o 4° século da Igreja, agora Igreja Católica Imperial, chamado século da Oficialização

O quinto século é conhecido como o século da Paganização. Com a oficialização do cristianismo como a Igreja do Estado, muitos pagãos começaram a entrar na Igreja sem passar pela experiência da conversão. Houve movimentos de conversão em massa e com isto o paganismo começou a ter forte influência na Igreja. Em todo o Império Romano todos eram cristãos e os todos nasciam cristãos. O cristianismo era a religião oficial do Estado. Com essas influências pagãs dentro da Igreja Católica Imperial tornando-se então Igreja Católica Romana, houve mudanças na liturgia cristã. São estes:

1. CULTO ÀS IMAGENS - Os pagãos estavam acostumados com o culto às imagens. Por causa disso muitos líderes da igreja acharam necessário "materializar a liturgia" para tornar Deus mais acessível. Com isso começou o processo de adoração a anjos, relíquias, imagens, estátuas.

2. VENERAÇÃO DE MARIA - Tertuliano, Clemente acreditavam na virgindade eterna de Maria. Agostinho cria que Maria jamais cometera pecado. Com isso a veneração de Maria desenvolveu-se rapidamente de 590 d.C. Aos poucos se começou a crer em seus poderes intercessórios.

3. VENERRAÇÃO DE HERÓIS - Os pagãos tinham o costume de venerar seus heróis. Quando muitos deles começaram entrar para a Igreja acharam natural transferir esta veneração dos seus heróis aos santos da Igreja, dando-lhes um status de semi-divindades. Para esta gente que estava acostumada aos deuses de suas cidades e aos lugares sagrados, e que estava bastante cristianizada, a veneração dos santos transformou-se rapidamente em adoração. Os santos passaram a ser considerados como pequenas divindades cuja intercessão era valiosa diante de Deus.

Esse é bem resumido o 5° século, século da Paganização da Igreja Católica Romana"

FRANÇA, Paulo. História da Igreja I. Apostila do SBPV. Atibaia - SP, sem data

"Mas, a tradição de orar de olhos fechados vem no 5° século. Com a paganização, os verdadeiros cristãos ao adentrarem nos santuários de reuniões e cercados por diversas imagens fechavam os olhos e oravam como forma de se diferenciarem dos demais. Não queria se misturar com a idolatria que estava tomando conta da liturgia. O fechar de olhos começa aí. O que se estendeu como tradição nos dias de hoje, mas também como acréscimo: o de poder se concentrar melhor ao falar com Deus. Não é obrigatório fechar os olhos para orar. Isso é uma liberdade que todos têm. O importante é orar verdadeiramente."

Até mais pessoal!




0 comentários: